Parlamento dos Jovens - Básico


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Básica Fialho de Almeida, Cuba

Exposição de motivos

A concentração de gases poluentes na atmosfera tem vindo a aumentar nas últimas décadas, o que leva a um aumento da retenção da radiação emitida pelo sol junto à superfície terrestre, ou seja, a um aumento do efeito de estufa, provocando um aumento da temperatura da Terra, designado por aquecimento global. A função reguladora dos oceanos permite que estes protejam o planeta Terra do aquecimento global. Nesta função os mares e oceanos sofrem um aumento da sua temperatura bem como um aumento da sua acidez. Desta forma, é urgente contribuir para a proteção dos oceanos, sensibilizando, incentivando e motivando as pessoas a reduzir o lixo que produzem, a eliminá-lo de forma responsável e sustentável, a preferirem deslocar-se a pé, de bicicleta, partilhando veículos, utilizando transportes públicos, ou deslocando-se em veículos movidos a energias renováveis, que são energias limpas, amigas do ambiente, em alternativa aos combustíveis fósseis, que não são renováveis e que são poluentes. A queima dos combustíveis fósseis leva à libertação de CO2, o qual pelo processo de regulação efetuado pelos oceanos é dissolvido na água provocando um aumento da sua acidez (diminuição do pH), o que origina desequilíbrios nos ecossistemas. O aumento dos gases de efeito de estufa leva a um aumento do aquecimento global, o que através da regulação da temperatura do planeta efetuada pelos oceanos, origina um aumento da sua temperatura, o que põe em causa a sobrevivência de algumas espécies. Com a adoção de comportamentos sustentáveis podemos contribuir para a diminuição da concentração de CO2 e restantes gases de efeito de estufa prevenindo o aumento e se possível levando a uma diminuição da concentração dos mesmos dos mesmos na atmosfera, evitando assim o aumento da temperatura e acidez dos mares e oceanos, preservando a sua biodiversidade.

Medida proposta 1.:

Nas localidades de maior dimensão as empresas públicas e privadas permitirem aos funcionários alguma flexibilidade de horário e darem um incentivo, através do pagamento de uma parte do passe, aos funcionários que utilizem os transportes públicos para se deslocarem para o emprego. Nas localidades de menor dimensão, as empresas procederem à atribuição de um subsídio aos funcionários que se desloquem a pé ou de bicicleta para o emprego.

Medida proposta 2.:

Criação de uma categoria, com tarifa reduzida, para veículos movidos com recurso a energias renováveis nas portagens das autoestradas e pontes.

Medida proposta 3.:

As câmaras municipais em conjunto com a autoridade marítima constituírem uma equipa que atue junto dos utentes das praias, sensibilizando para a limpeza das mesmas, que efetue também fiscalização e em caso de se verificarem incumprimentos proceder à aplicação de sanções.