Parlamento dos Jovens - Básico


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Básica de Vila Boim, Elvas

Exposição de motivos

Os oceanos estão ameaçados e a vida marinha está em risco por causa da má gestão de esgotos e lixo (doméstico e industrial), de sistemas produtivos e energéticos altamente poluentes e contaminantes no nosso planeta. Separar corretamente o lixo, andar a pé, evitar o consumismo, alterar simples hábitos na alimentação para alimentos mais saudáveis (alimentos orgânicos), evitar a utilização de garrafas, copos, talheres, pratos ou palhinhas de plástico, informar e educar no sentido da preservação de espécies, dos oceanos e do nosso planeta terra, devem estar presentes em todos nós. Salvar os oceanos é uma atitude que depende da cooperação entre todas as pessoas, instituições privadas e estatais. As ações começam connosco e projectam-se no futuro de todos nós. Organizou-se uma reunião com os delegados e subdelegados de turma, no sentido de divulgar e debater o tema. Nesta reunião foi apresentado um powerpoint sobre as linhas orientadoras do projeto, fases e calendarização. Tendo em conta que alguns programas disciplinares (História, Geografia, Ciências Naturais e Cidadania e Desenvolvimento) integram a temática, os alunos fizeram trabalhos práticos sobre o mesmo. Neste sentido, incentivou-se à discussão e consciencialização dos problemas ambientais e práticas quotidianas que contribuem para o agravamento dos mesmos, diretamente e de forma transversal nas diferentes áreas. Saliente-se que a Escola, enquanto organismo público, deve promover práticas de preservação do ambiente, proteger as espécies e meio ambiente, de forma natural em práticas simples do quotidiano. A professora , juntamente com a coordenadora da Biblioteca Escolar, reuniu com os alunos de cada lista para orientar e dinamizar as propostas de medidas para cada conjunto de candidatos. Na BE os alunos das três listas debateram e defenderam as ideias / medidas propostas, com a assistência dos alunos eleitores, na semana antes do ato eleitoral. Alunos, professores, encarregados de educação e a comunidade educativa, em geral, participaram na dinâmica sobre o tema.

Medida proposta 1.:

Limitar o uso de plásticos e materiais perigosos para o ambiente, de forma segura. Penalização para infractores detectados (individuais ou empresariais). Por ex proibir o uso de palhinhas, copos de garrafas de plástico, utilizar produtos plásticos reutilizáveis. Por ex medicamentos, óleos e fertilizantes utilizados na produção de alimentos, colocados de forma segura para evitar a contaminação de águas e habitats marinhos.

Medida proposta 2.:

Criação de infra-estruturas para cumprimento de regras de tratamento e gestão de lixos domésticos e industriais. Tratamento de esgotos e lixeiras antes da comum infiltração em terrenos, cursos de água e atmosfera.

Medida proposta 3.:

Contratos / protocolos entre escolas, instituições e ministérios para o envolvimento da comunidade na construção de cartazes e outras formas de divulgação de informação sobre produtos que prejudicam o ambiente e ou resultam na exploração da vida marinha.