Parlamento dos Jovens - Básico


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Básica das Taipas, Caldas das Taipas, Guimarães

Exposição de motivos

• Promover o uso de carros híbridos ou elétricos para diminuir o aquecimento global e a fusão das calotes polares, podendo promover esta medida, por exemplo, atribuindo uma diminuição de 10% do IVA caso adquira um veiculo com estas características, adicionando uma taxa de 5% na compra de veículos que possuem como combustível essencialmente gasolina ou gasóleo e tornando obrigatório a presença de pelo menos um posto de carregamento rápido em todos os postos de abastecimento. • Aposta na energia das ondas e marés para reduzir o consumo de combustíveis fósseis, uma vez que o nosso país tem uma extensa costa e devemos aproveitar as potencialidades do mar, os efeitos negativos na paisagem são inevitáveis, mas acreditamos que a energia proveniente das ondas e marés diminuiria significantemente as emissões nocivas com efeito de estufa produzidas nas centrais termoelétricas em Portugal, para alem disso, diminuiria a dependência combustível de Portugal face ao estrangeiro. • Alterações da política de recolha de resíduos, aumentando a sensibilização nas escolas e recompensar quem procede à separação dos resíduos, fazendo campanhas de sensibilização que deverão acontecer desde as escolas primárias ao secundário. As recompensas seriam entregues através de um valor monetário à freguesia vencedora. Foi realizada uma sessão de esclarecimento, na qual esteve presente a Sra. Deputada Sónia Fertuzinhos do grupo parlamentar do PS. Estiveram presentes cerca de 45 elementos. Para o próximo ano, e em sede de sessão escolar, foi recomendado o tema "A sobrepopulação nos países em desenvolvimento", a ser debatido no próximo ano.

Medida proposta 1.:

- Promover o uso de carros híbridos ou elétricos para diminuir o aquecimento global e a fusão das calotes polares.

Medida proposta 2.:

- Aposta na energia das ondas e marés para reduzir o consumo de combustíveis fósseis, uma vez que o nosso país tem uma extensa costa e devemos aproveitar as potencialidades do mar.

Medida proposta 3.:

- Alterações da política de recolha de resíduos, aumentando a sensibilização nas escolas e recompensar quem procede à separação dos resíduos.