Parlamento dos Jovens - Básico


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Básica e Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima, Esgueira, Aveiro

Exposição de motivos

Se substituirmos o plástico por materiais biodegradáveis faremos a diferença tanto a nível social como a nível ambiental e ao mesmo tempo, ajudamos a contribuir para o bem-estar de futuras gerações. A igualdade de preços entre materiais plásticos e biodegradáveis é importante, pois dá uma maior opção de escolha ao consumidor, entre produtos amigos do ambiente e produtos que prejudicam o ambiente. Sendo que já existem organismos (por exemplo MMA, ANA, Ibama e ICMbio ) que têm como objetivo a fiscalização do cumprimento de leis ambientais, uma das nossas preocupações é o facto de não existirem resultados aparentes do seu trabalho. Nós queremos garantir o seu funcionamento, que irá assim melhorar todos os efeitos ambientais negativos que atualmente tem vindo a ser notórios. Se não existir campanhas para promover a limpeza e a vigilância das praias e locais poluídos, de grande afluência, não existiria qualquer tipo de mudança nem a nível social como ambiental.

Medida proposta 1.:

Substituição de plásticos por materiais biodegradáveis, induzindo a igualação dos seus preços.

Medida proposta 2.:

Garantir que as empresas responsáveis, pela verificação do cumprimento da legislação ambiental, consigam expor os resultados obtidos pelo seu trabalho.

Medida proposta 3.:

Promover nas instituições escolares e em empresas, campanhas de limpeza e a vigilância em locais públicos de grande afluência e garantir o seu bom funcionamento a nível fiscal.