Parlamento dos Jovens - Básico


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Básica de Eixo, Aveiro

Exposição de motivos

O tema revelou-se difícil pela sua abrangência. As Alterações Climáticas - Salvar os Oceanos, foi uma temática trabalhada transversalmente em diferentes disciplinas para que os alunos tomassem consciência das questões inerentes e das repercussões que, futuramente, os hábitos do quotidiano poderão causar no Clima do Terra. A partir daí foram debatidos diferentes temas e destacados aspetos que deverão ser melhorados. Foi neste sentido que se realizaram os debates e que surgiram as diversas propostas dos grupos de trabalho. No final, o balanço é positivo pelo melhor conhecimento da condição real do planeta, no que se refere às alterações climáticas e pela crescente motivação dos alunos. O tema adequou-se aos conteúdos programáticos das disciplinas de História e Geografia de Portugal, de História, Geografia, Ciências Naturais e Físico Química. As medidas propostas na sessão escolar enquadram-se no âmbito geral de melhorias para salvaguardar o futuro climatérico do mundo. Sem o bem-estar, a este nível, poderá ficar comprometida a vida para as populações vindouras.

Medida proposta 1.:

Sensibilizar as instituições e organizações, que promovem campos de férias e/ou atividades a desenvolver durante esse período, para a redução do consumo de plástico.

Medida proposta 2.:

Criar uma plataforma informática, designada “Save the oceans”, cuja operacionalização funcionaria em estreita articulação com o IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Medida proposta 3.:

Apoiar organizações relacionadas com a proteção do meio ambiente.