Parlamento dos Jovens - Básico


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Básica Mestre de Avis, Avis

Exposição de motivos

O plástico pode levar centenas, senão milhares de anos para se biodegradar. Isso significa que o plástico que é atirado fora permanecerá por muitas gerações, ocupando um espaço precioso em aterros sanitários e poluindo o meio ambiente como os oceanos. Os especialistas estimam que até 50% do plástico que usamos é usado apenas uma vez antes de ser deitado fora. Todos os anos, o homem atira fora plástico suficiente para circundar a Terra quatro vezes! Nós só temos uma Terra, com recursos limitados e espaço limitado. Uma equipa de investigadores estima que a quantidade de plástico atirado anualmente nos mares pode alcançar 17,5 milhões de toneladas até 2025. Os pequenos pedacinhos de plástico são como ilhas para microorganismos, bactérias, resíduos tóxicos como os da agricultura e da indústria farmacêutica. Por ser um derivado de petróleo, o plástico é tóxico. Se a utilização deste material é de grande utilidade para todos nós, não significa que não o utilizemos com reservas. Uma das grandes medidas a tomar passa pela sua reutilização e produção de objectos em plástico não descartáveis. Como toda a actividade humana exerce uma pressão sobre a vida no Planeta, é importante reciclar não só o plástico mas todas os materiais reutilizáveis. Outro grande problema que aflige a vida na Terra é a poluição proveniente das emissões de CO2 proveniente dos motores dos veículos, por isso é necessário criar incentivos à utilização dos transporte colectivos e ao mesmo tempo penalizar a utilização desnecessária dos veículos particulares.

Medida proposta 1.:

1. Tendo como objetivo o aumento da prática da reciclagem de matéria-prima, justificada pela necessidade de reduzir a pressão exercida pelo homem sobre os ecossistemas, passa a partir da publicação da presente lei, a ser obrigatória a reciclagem de plásticos, papéis, vidros e óleos. A não observação do disposto na lei incorre numa multa de vinte euros. A entrega de matéria-prima para reciclagem é feita contra o reembolso de quinze por cento do valor.

Medida proposta 2.:

2. De forma a diminuir os níveis de poluição que ameaçam o equilíbrio dos ecossistemas, é urgente dissuadir a utilização de veículos particulares e incentivar o uso dos transportes públicos. Desta forma determina-se que o valor a pagar nos parques de estacionamento das cidades é aumentado para o dobro.

Medida proposta 3.:

3. Para diminuir a proliferação de plásticos tanto no mar como em terra, passa a ser proibido o fabrico de objetos de plástico descartáveis.