Parlamento dos Jovens - Básico


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Básica de Celeirós, Braga

Exposição de motivos

Considerando a velocidade a que circulam os automóveis no centro das cidades que implica uma maior libertação de dióxido de carbono e outros gases nocivos, bem como a idade do parque automóvel no nosso país, é fundamental mitigar as consequências ambientais que resultam deste cenário. Os carros com motor de combustão emitem monóxido de carbono, óxidos de nitrogénio, hidrocarbonetos e compostos de chumbo. Por seu lado, os veículos Diesel emitem partículas de fuligem, hidrocarbonetos não queimados, óxidos de nitrogénio e dióxido de enxofre. Todos estes elementos poluem a atmosfera, os solos e os oceanos. Considerando o elevado número de crimes ambientais que não são devidamente punidos, com consequências devastadoras para os rios, oceanos e atmosfera, torna-se premente desenvolver estratégias que evitem comportamentos que coloquem em risco o ambiente. Considerando “um estudo realizado pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, em 11 praias do litoral continental português (2010/2014) que mostra uma predominância de materiais de plástico em 97% das amostras recolhidas, dos quais 27% são fragmentos de plástico e resíduos de sacos” e tendo em conta o sucesso que resultou da aplicação de uma taxa ao uso de sacos de plástico, parece-nos pertinente desenvolver uma estratégia que reduza ao máximo a utilização dos mesmos.

Medida proposta 1.:

Reduzir a emissão de CO2 através da proibição da circulação dos veículos automóveis mais poluentes no centro das cidades. Em 2 anos impedir a circulação dos veículos com mais de 10 anos e em 7 proibir a circulação dos automóveis que funcionem com derivados do petróleo.

Medida proposta 2.:

Aumentar a fiscalização e a punição dos não cumpridores das leis ambientais, contratando mais pessoal para desenvolver ações de inspeção nas indústrias.

Medida proposta 3.:

Proibir nas escolas a venda de materiais em plástico substituindo-o por inox/e ou vidro reutilizáveis.