Parlamento dos Jovens - Básico


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Agrupamento de Escolas de Arganil

Exposição de motivos

Os oceanos não são apenas grandes mares ou o lar dos peixes, eles são muito mais que isso. Os oceanos são responsáveis por 50 por cento ou mais do oxigénio que respiramos, por conta dos seres fotossintéticos que neles vivem; são também produtores de energia, de medicamentos e fontes de alimentação. Nestas últimas décadas, os oceanos têm sido extremamente afectados pela imprudência humana, nomeadamente no uso excessivo de plástico. O plástico é um material orgânico polimérico sintético, de constituição molecular, e que se pode moldar, este demora aproximadamente 450 anos a decompor. O desinteresse humano pelos oceanos é salientado quando, todos os dias, 2,5 milhões de plástico vai parar ao oceano e poucas pessoas se importam com isso, pelo que se torna necessário reduzir o consumo de plástico, fazer campanhas de sensibilização para o cuidado dos oceanos e aumentar a conscientização da importância dos mesmos.

Medida proposta 1.:

Reduzir a quantidade de plásticos, encontrando outras alternativas que substituirão o mesmo como o plástico biodegradável, o papelão e o papel. O plástico é uma das maiores ameaças tanto para os oceanos como para a vida marinha.

Medida proposta 2.:

Promover campanhas de sensibilização e incentivo para a limpeza e proteção das praias e dos oceanos. As praias precisam da nossa proteção, pois 72 por cento do lixo nas praias portuguesas é plástico.

Medida proposta 3.:

Fomentar sessões de esclarecimento sobre o papel da Aquacultura e correta gestão dos stocks piscícolas, para mobilizar a população, em especial os estudantes e restante comunidade escolar, em relação à vida marinha que está a ser ameaçada.