Parlamento dos Jovens - Básico


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Agrupamento de Escolas de Ovar

Exposição de motivos

Apesar de hoje em dia se falar muito nas alterações climáticas e nas consequências destas alterações, nomeadamente nos problemas que os oceanos e os seres vivos marinhos enfrentam, na realidade esses problemas continuam a existir e a aumentar o que põe em risco muitas espécies de seres vivos. O aumento da temperatura média da Terra pode desencadear danos irreversíveis nos ecossistemas terrestres. Por isso, consideramos necessário que os nossos governantes tomem medidas no sentido de reverter esta situação, para que a sustentabilidade dos oceanos e do planeta Terra seja viável. Neste sentido, propomos as seguintes medidas a recomendar à Assembleia da República: 1. Plástico nas praias Incentivar as empresas a eliminar químicos nocivos nos protetores solares, de forma a não prejudicar os oceanos, em parceria com a CIIMAR, apoiando e divulgando esta organização; 2. Reduzir a pegada ecológica; Aumentar o número de veículos elétricos em Portugal Criar um estimulo ao abate dos veículos motorizados a gasóleo ou gasolina, para fomentar o uso dos veículos elétricos. (pode ser em sede de IRS ou IRC). Por outro lado, diminuir o imposto sobre os veículos motorizados, fazendo com que o preço dos referidos veículos diminua. Todos devem contribuir para a redução da pagada ecológica, não só os cidadãos individualmente , mas o estado deve mostrar a sua vontade de facto em combater tal escalada mundial no aquecimento global e na poluição atmosférica. Não basta assinar protocolos e tratados, mas também deve fomentar, criar e apoiar os cidadãos para que sejam mais cívicos e atuantes. 3- Dinamizar uma campanha de limpeza das praias, alargada a todas as escolas do Agrupamento e à comunidade local. A recolha seria quinzenal e teria como prémio um diploma em papel reciclado.

Medida proposta 1.:

1. Plástico nas praias Incentivar as empresas a eliminar químicos nocivos nos protetores solares, de forma a não prejudicar os oceanos, em parceria com a CIIMAR, apoiando e divulgando esta organização;

Medida proposta 2.:

2. Reduzir a pegada ecológica; Aumentar o número de veículos elétricos em Portugal Criar um estimulo ao abate dos veículos motorizados a gasóleo ou gasolina, para fomentar o uso dos veículos elétricos. (pode ser em sede de IRS ou IRC). Por outro lado, diminuir o imposto sobre os veículos motorizados, fazendo com que o preço dos referidos veículos diminua.

Medida proposta 3.:

3- Dinamizar uma campanha de limpeza das praias, alargada a todas as escolas do Agrupamento e à comunidade local. A recolha seria quinzenal e teria como prémio um diploma em papel reciclado.