Parlamento dos Jovens - Básico


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Básica de Abação, Guimarães

Exposição de motivos

A preocupação com o estado dos oceanos é crescente, sendo alarmantes as notícias que nos chegam todos os dias. A população teme o pior e sente-se impotente para resolver o problema, mas cada um de nós pode mitigá-lo. Contudo, é necessário que os governos ajam, legislem e façam cumprir as leis acerca deste assunto. Na nossa cidade, Guimarães, estão a ser dados passos que permitem a diminuição do aquecimento global e que julgamos poderem ser alargadas ao resto do país. Por isso e inspirados nessas medidas, realizámos o nosso projecto que levaremos à consideração da sessão distrital do Parlamento dos Jovens de 2019.

Medida proposta 1.:

Criação do sistema de pagador/poluidor nas grandes cidades – aos habitantes serão fornecidos sacos, com um custo a determinar por cada autarquia, para depositar o lixo doméstico e os lixos recicláveis (um por cada tipo de lixo). Pretende-se que ao reciclar mais, os habitantes precisem de menos sacos de lixo doméstico, logo, pagarão menos.

Medida proposta 2.:

Criação de incentivos à reciclagem – estabelecer um peso pelo qual o habitante receberá, por exemplo, um vale para compras ou prestação de serviços dentro da freguesia em que habita.

Medida proposta 3.:

Alargamento do uso de veículos eléctricos ou híbridos – diminuir contribuições e impostos na compra, cedência de parqueamento gratuito, constituição de um calendário para que o Estado, central, local e empresarial possa substituir a sua frota automóvel por veículos deste género.