Exposição de motivos
|
-Promoção da utilização de energias renováveis
A proposta desta medida surge devido à necessidade de se combater a dependência das energias não renováveis, nomeadamente das energias fósseis, tendo em conta que estas também contribuem para a poluição dos oceanos, para além de terem um prazo de “vida”. A central fotovoltaica de Amareleja é disso um exemplo, mas gostaríamos de ver maior aproveitamento de energias limpas que possam vir dos oceanos, como a energia das marés.
-Sensibilizar a população para usar materiais recicláveis
Para além da poluição atmosférica sabemos que existe a poluição do solo e dos cursos de água, onde são depositados muitos resíduos que dificilmente são reciclados. Para a reciclagem destes resíduos também se gasta energia e se polui, portanto, a solução mais viável é que como antigamente os materiais sejam mais bem aproveitados, como por exemplo as garrafas de vidro, ou mesmo os plásticos, que até há umas décadas atrás eram sempre recuperados e reutilizados.
-Realização de limpeza das praias
Uma das coisas que mais nos choca hoje em dia é saber que existem “ilhas” de lixo que estão a poluir os oceanos e a comprometer a vida de muitas espécies. As pessoas ainda deixam muito lixo nas praias ou depositam-no nos oceanos. É preciso criar ações que terminem com esta prática.
|