Parlamento dos Jovens - Básico


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Básica de Fermentões, Guimarães

Exposição de motivos

As preocupações ambientais devem ser cada vez mais uma questão efetiva da nossa sociedade em geral e dos nossos alunos em particular. Assim torna-se fundamental discutir essas problemáticas, em vários contextos, como o de sala de aula, mas também levar essa discussão a um patamar mais visivel. Assim sendo, este tema reveste.se de uma grande importância e de imperativa procura de soluções para tais problemas. A consciencialização para os mesmos é fulcral e imprescindível.

Medida proposta 1.:

Utilização em maior escala do papel plastificado, de modo a substituir gradualmente o plástico, resolvendo assim, problemas como a “Ilha do Plástico”, algo que afeta não só a vida marinha e o estado do planeta, mas também a nossa saúde.

Medida proposta 2.:

Proibição da utilização de químicos tóxicos como anestesiantes, para a captura de peixes como os de aquário, que para além de os matar passado um tempo, degradam também a flora marinha e acidificam os oceanos.

Medida proposta 3.:

Aceleração do processo e criação em maior quantidade de áreas marinhas protegidas, essencialmente nas zonas de maior risco da fauna e flora marinhas, evitando assim, a extinção de algumas espécies e a degradação de ecossistemas.