Parlamento dos Jovens - Básico


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Colégio Dinis de Melo

Exposição de motivos

A cidadania só faz sentido se for ativa e participada. Enquanto cidadãos temos o direito de quer os oceanos limpos, mas temos o dever de os manter limpos. Temos por isso de ser os agentes da mudança, uma mudança que se quer positiva e que sabemos não será nem fácil nem célere, mas tem de acontecer, pois com pequenos passos alcançam-se grandes mudanças. Deste modo, as nossas medidas centram-se em 3 pilares: sensibilizar, agir e mudar. Para além da vinda ao colégio do Sr. Deputado Dr. José António Silva (PSD) no dia 10 de dezembro de 2018 (palestra a que assistiram cerca de 160 alunos), as listas concorrentes promoveram várias atividades: • projeção de filmes e documentários (nas tardes livres); • promoção da palestra «Pela água pela vida» no dia 10 de janeiro e orientada pela Dr.ª Sandra Jorge da direção de operação de abastecimento de água das Águas do Centro Litoral (participação de cerca de 200 alunos do); • realização da caminhada pelo ambiente no dia 13 de janeiro em parceria com a associação Marmeu, uma instituição de defesa do ambiente (participação de alunos, pais e encarregados de educação e comunidade local); • promoção de um concurso de fotografia e realização de um pequeno filme sobre a poluição das parais e oceanos. A consecução destas ações conseguiu-se em estreita colaboração com o jornal da área de implantação do Colégio, o Jornal Amor Mais, que para além de divulgar as ações acompanhou a sua realização, divulgando o seu resultado. Como sugestão de tema a debater futuramente os alunos apontaram a questão da Europa e os refugiados.

Medida proposta 1.:

A sensibilização é o ponto de partida para a mudança. Sensibilizar para as mutações que ocorrem à nossa volta e que põem em causa o equilíbrio do planeta, nomeadamente ao nível dos oceanos. Por isso é importante que continuem a reforçar nas escolas as atividades lúdicas e didáticas que incidam nos 3 R (reciclar, reutilizar e reduzir), lançando campanhas a nível nacional para que, junto das escolas, se promovam hábitos mais ecológicos.

Medida proposta 2.:

O voluntariado é o nosso contributo efetivo para a mudança. Cada escola procurará estabelecer uma parceria com uma associação de defesa do ambiente, e manterá o firme compromisso de participar ativamente nas atividades por elas promovidas, tais como a limpeza das margens dos rios e das praias.

Medida proposta 3.:

A mudança de hábitos é o que queremos alcançar. No seio da comunidade escolar deve ser criado um observatório para avaliar as ações amigas do ambiente tomadas ao longo do ano e avaliar a sua eficácia, tendo por base indicadores como n.º de atividades "amigas do ambiente" em que a escola se envolve por ano/por período e o n.º de alunos envolvidos em cada ação.