Parlamento dos Jovens - Básico


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Colégio de N.ª Sr.ª do Alto

Exposição de motivos

Exposição de Motivos: Sendo as Alterações Climáticas um tema central da sociedade portuguesa e mundial nos nossos dias, consideraram os Srs. Deputados, eleitos à Sessão Escolar, de particular relevância para o seu crescimento integral como cidadãos de uma sociedade mais justa e ambientalmente equilibrada. Como alertou o Nobel da Paz Rajendra Pachauri, no ano passado durante as Conferências do Estoril, “Portugal pode mudar drasticamente em meio século, com as alterações climáticas a tornarem o país mais desértico, a afetarem as praias, a agricultura, a pesca e até o vinho”. Assim, em relação à primeira medida, defendemos a introdução nos programas escolares do ensino básico de atividades práticas sobre a importância dos oceanos para a nossa sobrevivência, porque as crianças e jovens de hoje são o futuro e precisamos de os tornar cidadãos mais conscientes e pró-ativos. Em relação à segunda medida defendemos que devem ser colocados ecopontos a cada 500 metros do areal e postos de cinzeiros de alumínio em substituição do plástico atual. O lixo que fica diariamente nas praias portuguesas contribui grandemente para a poluição marinha e ambiental. A disponibilização de ecopontos permitirá que os utilizadores da praia não deixem lixo espalhado nem beatas de cigarro na areia, tão difíceis de degradar. Em relação, à terceira medida, pretendemos diminuir o preço dos produtos nacionais e regionais, aumentando as taxas alfandegárias sobre os importados, com o objetivo de reduzir as emissões de carbono, que provocam o efeito de estufa, o degelo e a destruição de habitats, emitidas pelos transportes dos produtos e assim aumentar a economia regional e nacional.

Medida proposta 1.:

Introdução de Atividades Práticas de Preservação dos Oceanos, no Currículo do Ensino Básico. Defendemos a introdução nos programas escolares do ensino básico de atividades práticas sobre a importância dos oceanos para a nossa sobrevivência, porque as crianças e jovens de hoje são o futuro e precisamos de os tornar cidadãos mais conscientes e pró-ativos.

Medida proposta 2.:

Criação de Ecopontos a cada 500m de areal e substituição dos cinzeiros de plástico por alumínio. Devem ser colocados ecopontos a cada 500 metros do areal e postos de cinzeiros de alumínio em substituição do plástico atual. O lixo que fica diariamente nas praias portuguesas contribui grandemente para a poluição marinha e ambiental. A disponibilização de ecopontos permitirá que os utilizadores da praia não deixem lixo espalhado nem beatas de cigarro na areia, tão difíceis de degradar.

Medida proposta 3.:

Aumento dos impostos sobre produtos importados. Pretendemos diminuir o preço dos produtos nacionais e regionais, aumentando as taxas alfandegárias sobre os importados, com o objetivo de reduzir as emissões de carbono, que provocam o efeito de estufa, o degelo e a destruição de habitats, emitidas pelos transportes dos produtos e assim aumentar a economia regional e nacional.