Parlamento dos Jovens - Básico


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Internacional de Torres Vedras

Exposição de motivos

Os oceanos cobrem dois terços da superfície da Terra. Maior espaço habitável do planeta, eles concentram a maioria dos seres vivos e da biodiversidade. Como se não bastasse, essas imensas massas de água salgada desempenham um papel essencial nos sistemas que garantem a vida e respondem pela manutenção a longo prazo da estabilidade ambiental do planeta. O ambiente marinho, porém, encontra-se cada vez mais ameaçado. Hoje, restam pouquíssimas áreas que ainda não sofreram algum tipo de interferência poluidora por parte do homem. As medidas que propomos procuram contribuir para preservar esta nossa preciosa herança.

Medida proposta 1.:

Proibição e controlo da emissão de efluentes domésticos e industriais em cursos de água e/ou reservatórios de água, bem como o aumento do controlo do funcionamento das ETAR´s por forma a evitar que substâncias perigosas cheguem aos mares e oceanos.

Medida proposta 2.:

Investir na investigação de formas e como reutilizar/reciclar o plástico, bem como de formas sustentáveis de substituir a utilização de plástico, como forma de diminuir a quantidade de plástico nos oceanos.

Medida proposta 3.:

Incentivar a criação de projetos, em ambiente escolar, em que cada escola apadrinha um rio, lagoa ou praia, ficando responsável por manter esse espaço limpo e devidamente protegido. Os alunos ficam responsáveis por, através de um site de internet ou plataforma digital, monitorizar e divulgar os progressos alcançados.