Parlamento dos Jovens - Básico


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Externato de Alfragide

Exposição de motivos

1- Os oceanos absorvem noventa e três por cento do calor do aquecimento global, o que traz graves consequências para o equilíbrio dos habitats dos animais marinhos. 2- Cerca de oito milhões de toneladas de lixo são despejadas no mar diariamente e muito desse lixo é constituído por plástico que não é reciclável, situação que temos de travar rapidamente. 3- Estudos indicam uma forte redução de espécies marinhas devido à sua captura excessiva e não cumprimento das regras que proíbem a pesca na época em que as fêmeas têm ovos, não permitindo a renovação das espécies.

Medida proposta 1.:

Propomos reduzir as emissões de CO2 para a atmosfera através da obrigatoriedade e fiscalização efetiva da colocação de filtros eficazes nas chaminés das fábricas e concessão de incentivos fiscais às empresas que optem por energias renováveis.

Medida proposta 2.:

Propomos que em Portugal se crie uma quota para a produção de plástico reciclável a par da proibição do fabrico de plástico não reciclável, através de incentivos para as empresas que optem por produtos e embalagens feitos em materiais recicláveis e ou biodegradáveis.

Medida proposta 3.:

Propomos a criação de “santuários” ou áreas protegidas para estas espécies e uma vigilância sobre essas áreas para evitar a sua captura clandestina, bem como a obrigatoriedade por parte do Estado de criar e ou prolongar os períodos de defeso para a pesca de espécies ameaçadas.