Parlamento dos Jovens - Básico


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Básica de Marco de Canaveses

Exposição de motivos

As mudanças climáticas são a maior ameaça ambiental do século XXI, com consequências em todo o Planeta. As alterações climáticas são um dos maiores desafios que se colocam atualmente à humanidade. O aumento da ocorrência e severidade dos desastres naturais, mudança nos padrões climáticos, a diminuição dos glaciares, derretimento de gelo polar, aumento do nível do mar e a seca são apenas algumas das consequências que já se fazem sentir afectando populações por todo o mundo. Todos nós, sem excepção, estamos a ser afectados pelas mudanças climáticas. Estas variações climáticas têm sofrido uma forte aceleração e a tendência atual é que tome proporções caóticas se não forem tomadas medidas. A atividade humana foi apontada por cientistas especializados nesta área e como sendo a principal causa destas mudanças do clima. As alterações climáticas estão a aquecer os oceanos, causando acidificação do ambiente marinho e alterando os padrões de precipitação. Estes factores e os impactes de outras pressões humanas sobre o mar, conduzindo à perda de biodiversidade marinha põem em causa biodiversidade dos ecossistemas marinhos, e a subsistência do seu humano. Ao mantermos uma atitude apática perante estas questões, corremos o risco de sermos expostos a eventos climáticos extremos e imprevisíveis e com efeitos graves para todo o mundo, colocando mesmo em causa a sobrevivência do ser humano.

Medida proposta 1.:

Criação de centros de recolha de embalagens de papel, vidro e plástico, próximos da população, para incentivar a reciclagem sendo que, dependendo da quantidade de embalagens entregue existirá um desconto nas tarifas da água, RSU ou da eletricidade. No centro de recolha pode ser atribuído um crédito que automaticamente deduz o desconto nas tarifas.

Medida proposta 2.:

Incentivar a utilização de embalagens de papel reciclado através de um desconto no referido produto. Assim, estaríamos a reutilizar o papel e a diminuir a quantidade de produtos embalados em plástico, minimizando a poluição dos mares e oceanos.

Medida proposta 3.:

Criar barreiras na foz dos rios de forma a evitar a passagem dos plásticos para o mar. Por exemplo: filtros apoiados em bóias flutuantes (malha em rede) que seriam limpos com algumas frequência.