Parlamento dos Jovens - Básico


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Básica Visconde de Juromenha, Mem Martins, Sintra

Exposição de motivos

Nos dias de hoje, as alterações climáticas não são uma possível iminência, mas sim uma real consequência dos comportamentos que, ao longo dos tempos, a Humanidade tem vindo a impor à Natureza, esgotando paulatinamente os recursos naturais e a sua capacidade de regeneração dos mesmos. Essa visão dura de uma realidade que veio para ficar, sem dar sinais de transitoriedade temporal, obriga a uma mudança de abordagem nas mais diversas dimensões da sociedade, desde a dimensão política à dimensão socioeconómica. Todavia, perante a ausência de políticas concretas no que à preservação da natureza em geral, e dos oceanos em particular, diz respeito, pensamos ser importante aproveitar a irreverência da juventude para, em pleno século XXI importa quebrar com uma tradição que assenta em relações de poder. Neste contexto, o papel que a escola (no geral) e os jovens (em particular) desempenham na sensibilização do contexto socioeconómico em que se inserem é deveras importante, sobretudo enquanto elemento dissuasor de uma sociedade muitas vezes fechada e avessa à mudança de comportamentos, nas suas diversas aceções.

Medida proposta 1.:

Adoção de medidas políticas no sentido de responsabilizar a indústria tabaqueira no que à reciclagem das beatas dos cigarros diz respeito, levando-a a reforçar a aposta em cigarros com beatas biodegradáveis (à semelhança do que existe atualmente com a borracha, por exemplo), desenvolvendo junto das empresas da área de um conjunto de incentivos (fiscais, por exemplo) ou, em caso de incumprimento, a atribuição de coimas.

Medida proposta 2.:

Campanha PEGADA RESPONSÁVEL Campanha de moralização e de sensibilização dos consumidores no sentido de adotarem comportamentos menos lesivos em relação à colocação do lixo doméstico na natureza. Campanha supervisionada pelos orgãos autárquicos, com colaboração dos estabelecimentos comerciais, em que são entregues vouchers de desconto em compras para serem deduzidos nos estabelecimentos aderentes.

Medida proposta 3.:

ECOTUBERS@SCHOOL Fazer uso do poder mediático e do efeito viral das redes sociais e outras plataformas, como o youtube, para divulgar em direto, sessões de campo ecológico, em que os jovens da escola formam brigadas de limpeza e fazem percursos pedestres pelo contexto geográfico em que se inserem, no sentido de sensibilizar através do comportamento responsável.