Parlamento dos Jovens - Básico


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Básica de Paço de Sousa, Penafiel

Exposição de motivos

Medida 1 – Maior ação do governo no apoio e iniciativas de educação cientifica relacionados com o oceano, como da ´´ The Ocean Cleanup``. • Facilitaria a implementação de recipientes nos oceanos para filtrar água e recolher o lixo. Sendo Portugal um dos países europeus com maior costa e mais exposto á poluição marinha tem, por isso, uma maior responsabilidade. Contudo, apesar dos esforços crescentes, permanece um distanciamento entre ciência, sociedade e decisões políticas. Os nossos governantes devem dar mais apoios financeiros para serem criados estudos científicos para melhorar a forma como esses desafios ambientais são abordados e resolvidos no futuro. Medida 2- Estimular a reflexão crítica sobre o problema do lixo marinho e a necessidade da adoção de comportamentos ambientalmente responsáveis pela população. • Pretendemos organizar uma campanha ambientalista ´´Seja um consumidor informado`` através de palestras de sensibilização, exposições artísticas elaboradas com lixo das praias e do mar, atividades de conscientização que estimulem a pratica dos 5 Rs e de passeios ecológicos com o objetivo de limpar praias e florestas. Medida 3- Elaborar um plano de educação ambiental na escola de modo a reduzir de plástico, com foco especial na redução e eliminação de garrafas plásticas, palhinhas, utensílios de plástico e embalagens plásticas de alimentos. • Pretendemos organizar uma semana do ambiente intra escolas, chamada ´´ escolas sem plástico, dar valor ao que temos``, de maneira a reduzir de forma mensurável a poluição por plásticos nas escolas de todo o mundo.

Medida proposta 1.:

Maior ação do governo no apoio e iniciativas de educação cientifica relacionados com o oceano, como da ´´ The Ocean Cleanup``.

Medida proposta 2.:

Estimular a reflexão crítica sobre o problema do lixo marinho e a necessidade da adoção de comportamentos ambientalmente responsáveis pela população.

Medida proposta 3.:

Elaborar um plano de educação ambiental na escola de modo a reduzir de plástico, com foco especial na redução e eliminação de garrafas plásticas, palhinhas, utensílios de plástico e embalagens plásticas de alimentos.