Parlamento dos Jovens - Básico


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Básica Padre Alberto Neto, Rio de Mouro, Sintra

Exposição de motivos

Identificação da escola: Agrupamento de Escolas Leal da Câmara - Escola Básica Padre Alberto Neto - Rio de Mouro Exposição de motivos: O clima corresponde ao conjunto das características da atmosfera durante um certo período e numa certa região. Compreende as temperaturas médias, a quantidade de chuvas, a humidade do ar, entre outros aspetos. As mudanças climáticas estão relacionadas com as alterações do clima ao nível global, ou seja, em todo o planeta e podem ser causadas tanto por alterações naturais (glaciações, mudanças na órbita terrestre, etc.), como pela ação humana. Os combustíveis fósseis largamente usados em diversas atividades humanas intensificaram bastante o aquecimento global e as suas consequências são, em grande parte, irreversíveis para a vida na Terra. O investimento nas energias renováveis é desse modo fundamental, uma vez que substitui os combustíveis fósseis e seria a melhor forma de controlar as emissões dos gases de efeito estufa. Grande parte do calor também é absorvido pelos oceanos provocando a acidificação do mesmo e ameaçando gravemente a biodiversidade marinha. Outro efeito conhecido é a elevação do nível do mar, devido ao derretimento das calotas polares, afetando cidades litorâneas e ilhas. As consequências podem ser sentidas no nosso quotidiano. Se estivermos atentos às notícias vemos que são cada vez mais frequentes os desastres naturais, tais como tornados, furacões, tempestades, inundações, ondas de calor e secas. Também é referida como consequência os impactos na agricultura, afetando diretamente a alimentação e a vida da humanidade. O aumento da temperatura deve produzir uma redução da produtividade, gerando com isso o aumento das migrações e de conflitos resultantes dos períodos mais secos. Assim, as mudanças climáticas tornaram-se uma preocupação das sociedades, à escala global, à medida que se vão obtendo ainda mais dados. A avaliação dos seus impactos ao longo das últimas décadas fazem-se já sentir atualmente em todo o planeta Terra. É urgente tomar medidas que solucionem este fenómeno.

Medida proposta 1.:

Ruas inteligentes:propomos ciclovias e parques de estacionamento pavimentados com cimento foto catalítico, cuja composição reduz a poluição; os passeios de materiais reciclados; a iluminação alimentada a energia eólica e solar. Canais ajardinados para escoamento das águas pluviais e cobertos com plantas resistentes à seca desviam a água da chuva dos esgotos sobrecarregados.

Medida proposta 2.:

Edifícios verdes: os edifícios geram cerca de um terço das emissões de gases com efeito de estufa, um valor que descerá à medida que mais cidades imponham edifícios eficientes. Os edifícios de escritórios poderão ser equipados com painéis solares e até coberturas ajardinadas, sensores para desligar luzes em salas vazias, janelas revestidas com película para reduzir o calor e sistemas de ventilação e ar condicionado eficientes.

Medida proposta 3.:

Gestão sustentável da água: o desenvolvimento de sistemas pioneiros para captação de águas pluviais, à semelhança da cidade de Los Angeles. Numa zona propensa a inundações da Avenida Elmer, na zona leste do vale de São Fernando, a água das chuvas era drenada para o oceano. Um projeto de cerca de 2,3 milhões de euros transformou essa área numa “esponja”, que recolhe, anualmente, água suficiente para o abastecimento de 30 famílias.