Parlamento dos Jovens - Básico


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

EB1,2,3/JI de Ponta Garça

Exposição de motivos

A humanidade enfrenta hoje o grande desafio de preservar o planeta onde habita, a Terra. As alterações climáticas são um tema incontornável pois, assistimos a cada dia à degradação do planeta provocada pela poluição de todos nós. Salvar os mares tornou-se imperativo. Todos os anos 8 milhões de toneladas de plástico acabam nos oceanos, esta poluição por plásticos custa a vida a 1 milhão de aves marinhas e a 100 mil mamíferos a cada ano. Uma das soluções deverá passar por incrementar o uso de energias “limpas” no nosso quotidiano, que diminuem o gasto de combustíveis fosseis que emitem CO2, gases que são absorvidos pelos oceanos, e aumentam o efeito estufa. Do mesmo modo, todo o desperdício alimentar e os gastos inerentes ao mesmo, contribuem para o aquecimento global, visto que, são inutilmente utilizadas energias combustíveis para manter os alimentos conservados, bem como, para a sua confeção. A pegada ecológica humana já não é suportável pela Terra, logo, como todos a poluímos, teremos juntos, de a recuperar. 1. Foram realizados dois debates na nossa Escola, um debate informal a nível interno, na disciplina de Cidadania sobre o tema em questão, e posteriormente, o debate com a deputada Sónia Nicolau, no dia 11 de janeiro de 2019. Nos debates participaram 15 alunos e 2 docentes. 2. Desenvolveram-se outras iniciativas, nomeadamente, de cooperação entre os docentes das disciplinas de Geografia, Ciências e História e alunos, na análise do tema e dinamização da campanha eleitoral (elaboração de cartazes e panfletos). 3. Os alunos sugeriram como tema a ter em conta para novo debate "Cyberbullying: prevenir e combater".

Medida proposta 1.:

Incentivar os consumidores a utilizar energia “limpa ou natural” durante o período noturno premiando os que se destaquem como “cliente ecológico do mês”.

Medida proposta 2.:

Combater o desperdício alimentar das grandes superfícies, restauração e dos consumidores, com vista a diminuir os gastos de manutenção e confeção dos alimentos, que contribuem para o aquecimento global.

Medida proposta 3.:

Criar incentivos para o fabrico de materiais biodegradáveis com o objetivo de limitar a poluição dos mares (plástico e CO2), das várias atividades económicas, limitando assim absorção de gases pelos oceanos, que contribuem para o aquecimento global.