Parlamento dos Jovens - Básico


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Básica Conde de Vilalva, Évora

Exposição de motivos

Os oceanos cobrem dois terços da superfície da Terra. O maior espaço habitável do planeta. Estes concentram a maioria dos seres vivos e da biodiversidade. Como se não bastasse, estas imensas massas de água salgada desempenham um papel essencial nos sistemas que garantem a vida e respondem pela manutenção a longo prazo da estabilidade ambiental do planeta. Os oceanos estão hoje em grave perigo, devido às alterações climáticas e à poluição. Por isso, é dever de todas as pessoas tomar medidas que permitam salvá-los, pois eles são essenciais para a vida na Terra. Cada vez mais, observamos ilhas de plástico nos oceanos, por isso, propomos:

Medida proposta 1.:

Propomos colocar em todos os canos de esgotos, uma rede de malha, pois assim todas as pequenas substâncias que estão no lixo, como sacos plásticos, garrafas, tampas, colheres, entre outras, ficam lá presas e não vão para o mar. Estas redes deverão ser limpas mensalmente.

Medida proposta 2.:

Reduzir a venda e distribuição de sacos de plástico no comércio, substituindo-os por outros materiais biodegradáveis e simultaneamente intensificar as campanhas de sensibilização/informação sobre o problema do excesso de plástico nos oceanos.

Medida proposta 3.:

Multiplicar o número de eco-pontos nas zonas residenciais e colocá-los em zonas bem visíveis e de fácil acesso, criando em simultâneo, formas de incentivo, como por exemplo o não pagamento de taxas referentes aos esgotos.