Parlamento dos Jovens - Básico


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Secundária de Vila Verde

Exposição de motivos

Os oceanos são uma fonte várias que o ser humano utiliza desde que se conhece como tal. Alimentos, ornamentos, medicamentos, recursos energéticos e minerais que utilizamos no nosso dia-a-dia durante milénio podem desaparecer ou ficar irremediavelmente comprometidos para sempre se não fizermos nada para mudar o rumo que seguimos e que nos levará a uma situação incomportável e irreversível. Está nas nossas mãos mostrar às gerações anteriores à nossa o que somos capazes de fazer. Está nas nossas mãos criar um futuro melhor. Está na hora de proteger os oceanos e a biodiversidade que nele habita assim como os recursos de que tanto necessitamos. Por estes motivos propomos as medidas que nos parecem equilibradas e concretizáveis.

Medida proposta 1.:

Criar um programa de educação ambiental nas escolas, sobretudo sobre reciclagem e reutilização de materiais (tal como já existe para a educação sexual) para sensibilizar e informar os alunos sobre este tema.

Medida proposta 2.:

Instalar máquinas de recolha de plástico em que, por um determinado peso colocado, será devolvido um determinado valor monetário.

Medida proposta 3.:

Promover campanhas de sensibilização para o problema das descargas feitas para os oceanos, criando equipas com médicos e técnicos para avaliar e fiscalizar as descargas das indústrias e de outras atividades.