Parlamento dos Jovens - Básico


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Básica e Secundária da Guia, Pombal

Exposição de motivos

O tema proposto este ano para o Parlamento dos Jovens vem solicitar sugestões importantes para o problema da poluição dos oceanos. Este problema é global e afeta já uma parcela muito grande de todos os oceanos, sem exceção, traduzido em aspetos negativos a nível climático, biológico, económico, de saúde pública, lazer e de eventuais conflitos entre países. Desta maneira as propostas que apresentamos servem para que a sociedade civil, em conjugação com o próprio Estado, se envolvam em parcerias de apoio e realização de compromissos que ajudem a minimizar e reverter o estado atual de poluição dos oceanos. Esta visão global de combate à poluição dos oceanos não se esgota apenas com ações em Portugal mas também com a intervenção e participação de todos os países da Europa, em especial, os da União Europeia assim como de todo o Mundo.

Medida proposta 1.:

Criação de legislação para que barcos de pesca, em determinados períodos do ano, usem redes especiais exclusivamente para a captura de lixo nos oceanos.

Medida proposta 2.:

Investimento do estado e particulares na filtragem dos resíduos de plástico e outros à saída das águas pluviais para rios e oceanos.

Medida proposta 3.:

Não há terceira proposta.