Parlamento dos Jovens - Básico


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Secundária de Castro Verde

Exposição de motivos

As medidas apresentadas, resultaram de uma ampla discussão, primeiro ao nível das turmas e posteriormente ao nível dos alunos que constituem a lista proposta. A problemática das Alterações Climáticas: Salvar os Oceanos- foi espelhada na escolha de medidas que tivessem diferentes níveis de abordagem da problemática ambiental, nomeadamente: uma medida direcionada para uma ação educativa (o papel da escola na formação dos cidadãos); uma medida com incentivos fiscais, associada a opções políticas que privilegiem ações de redução materiais poluentes, como o plástico; e uma medida que envolva e responsabilize o poder local no incentivo dos seus cidadãos para boas práticas ambientais. Considera-se assim que o impacto destas medidas se complementam, dando um maior significado às ações propostas.

Medida proposta 1.:

Criação de um conteúdo obrigatório na disciplina de estudo do meio, com continuidade nas áreas das ciências (ao longo dos ciclos), com o fim de abordar o tema das alterações climáticas e ensinar desde cedo a reciclar e a cuidar do planeta.

Medida proposta 2.:

Incentivos fiscais a empresas que reduzam a produção e o consumo de materiais plásticos, sendo este processo monitorizado pelo Ministério do Ambiente e Transição Energética.

Medida proposta 3.:

Promoção de medidas, promovidas pelas autarquias locais, incentivadoras da redução dos plásticos no dia a dia dos seus cidadãos.