Parlamento dos Jovens - Básico


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Básica Padre Bento Pereira, Borba

Exposição de motivos

Os plásticos são os maiores poluentes dos oceanos chegando por via da poluição das praias e pela quantidade de resíduos não tratados. Em conjunto, os cruzeiros são das maiores fontes de poluição nos oceanos comprometendo a biodiversidade. Neste sentido, a lista A vem propor medidas que limitem por um lado o plástico nas praias, por outro lado, a delimitação de rotas dos cruzeiros de forma a limitar a poluição. O estimulo à investigação pode contribuir ativamente para encontrar novas soluções. A poluição atmosférica e a indústria de cruzeiros têm aumentado a poluição nos oceanos. Neste sentido, a lista B, vem propôr medidas melhorando os meios de transporte mais sustentáveis, diminuindo assim a poluição atmosférica e os poluentes nos cruzeiros. Estes constituem das formas mais poluentes de transporte e de turismo com gastos de energia muito elevados. As nossas mdidas tendem a melhorar a qualidade do ar/atmosfera (diminuindo a acidez das chuvas) e a atuar diretamente nos oceanos.

Medida proposta 1.:

Utilização de meios de transporte sustentáveis utilizando ouras formas de mobilidade, promovendo a utilização de bicicletas (deduzindo em impostos a aquisição) e diminuição do custo do aluguer.

Medida proposta 2.:

Substituir a utilização de combustiveis fosseis nos cruzeiros, promovendo a utilização de fontes de energia alternativa deste meio de transporte.

Medida proposta 3.:

Estimular a investigação na procura e soluções para utilizar recursos mais amigos do ambiente.