Parlamento dos Jovens - Básico


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Centro Educativo Navarro Paiva

Exposição de motivos

Os debates organizados foram sempre em sala de aula, nas disciplinas de Português, Cidadania, Aprender com Autonomia e TIC,com base em documentos, textos e vídeos diversos. Os alunos produziram cartazes com Slogans relacionando a Poluição com a questão ambiental, a reciclagem, o aquecimento global de modo a reflectirem e partirem para a produção das suas propostas próprias. Efectuaram debates onde produziram material teórico, que depois sistematizavam e passaram-no para o formato digital nas aulas de TIC. Depois de estudarmos os oceanos e percebermos que devido aos comportamentos humanos, os oceanos estão a perder a sua função de “Amortecedores” contra o aquecimento global e as alterações climáticas, fez-se a escolha da Medida proposta.

Medida proposta 1.:

- um pedido de ajuda financeira à União Europeia, para a criação e desenvolvimento de um projeto similar ao projeto “Argo” desenvolvido nos E.U.A. e que consiste na criação de pequenos robots flutuantes que, espalhados pelo oceano Atlântico têm como função a medição da temperatura, do ph e da salinidade da água mantendo os mesmos adequados ao local onde se encontram, preservando assim os ecossistemas marinhos e também os icebergs que têm sido vitimas do fenómeno do aquecimento global.

Medida proposta 2.:

- Partindo do conceito de “Pensar globalmente, agir localmente”, a nossa proposta de criação deste projeto centra-se maioritariamente no Oceano Atlântico, mas tendo em conta que uma ação a nível nacional não será suficiente, pensamos também que com este projeto, Portugal e a União Europeia podem contribuir para uma maior sensibilização da comunidade internacional para a necessidade de adoção de mecanismos comuns para fazer face às alterações climáticas.

Medida proposta 3.:

Apresentamos apenas uma proposta que está dividida no ponto 1 e 2.