Parlamento dos Jovens - Básico


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Colégio Marista de Carcavelos

Exposição de motivos

No dia 30 de novembro, o Colégio Marista de Carcavelos organizou uma Sessão de Esclarecimento subordinada ao tema "SOS Salvar os Oceanos", dirigida a todas as turmas do Terceiro Ciclo, que contou com a presença do deputado Ricardo leite, do PSD, que explicou o funcionamento da Assembleia da República e procurou suscitar nos alunos o interesse pela atividade e intenção política. Também convidámos a deputada Isabel Pires, do Bloco de esquerda, no que foi uma manifestação de valorização da diversidade de opiniões. No entanto, a referida deputada não compareceu, alegando questões de saúde. Para além dos referidos convidados, contámos com a presença do biólogo Bruno Santos, autor de bibliografia juvenil que apela para questões de Ecologia e Sustentabilidade. Os debates tiveram lugar entre o candidatos a deputados (Listas J e O) nos dias 11 e 14 de janeiro, entre as 12h30 e as 13h40, na Sala de Reuniões do Colégio. A campanha eleitoral decorreu entre 15 e 17 de janeiro, envolvendo os meios disponibilizados pela Associação de Alunos do Colégio, tendo sido acesa na argumentação e dinamismo, ainda que tenha decorrido de forma cordial. A Sessão Escolar decorreu no dia 21 de janeiro, entre as 12h20 e as 13h45, também na Sala de Reuniões. As eleições e contagem de votos decorreram na Mediateca do colégio, tendo sido a urna aberta às 10h00 e tendo a contagem decorrido a partir das 15h40. No fim da Sessão Escolar, os candidatos a deputados apresentaram as seguintes propostas para o próximo ano letivo: "Realidade e políticas relativas aos Bairros Sociais" e "Suicídio - razões e políticas de prevenção", justificando-se esta última sugestão pelo elevado número de incidências na atualidade.

Medida proposta 1.:

Beneficiar fiscalmente as grandes superfícies comerciais que optassem por utilizar sacos biodegradáveis e penalizar as que mantivessem os sacos de plástico. Esta medida potenciaria o uso de sacos biodegradáveis pelos consumidores.

Medida proposta 2.:

Criar mais ecopontos/ecocentros onde as pessoas pudessem depositar o seu lixo reciclável, recebendo uma percentagem do valor da embalagem em pontos. Depois de acumular X pontos, poderiam levantar os mesmos em dinheiro. Este sistema já existe em algumas localidades portuguesas, mas seria importante que dita prática se expandisse, para que mais cidadãos aderissem a este projeto e fizessem uma melhor reciclagem, já que iriam receber algo em troca.

Medida proposta 3.:

As gerações mais jovens de hoje, serão os adultos do futuro. Por isso, seria uma mais valia a criação de uma nova disciplina, a “Educação Ambiental”. Já dizia Pitágoras “Ensinai as crianças para que não seja necessário punir os adultos”