Parlamento dos Jovens - Básico


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Básica de Moure e Ribeira do Neiva, Ribeira, Vila Verde

Exposição de motivos

1. A nível interno o Clube Europeu em articulação com a Comissão Eleitoral organizou visitas de esclarecimento a todas as turmas(321 alunos). O debate com o deputado da AR, DR. Rui Silva decorreu no dia 14/01/2019 com a participação de 120 alunos: https://ovilaverdense.pt/deputado-rui-silva-com-casa-cheia-na-escola-de-moure/?fbclid=IwAR1yccs7DYPhzjluPseQQrVbMO-UKFzXilBAQzTNsdbHSZi_Ag9s0Zts3OM 2. Outras iniciativas: painel informativo do Parlamento dos Jovens na sala do aluno e corredor / elaboração de vídeo alusivo ao PJ / divulgação no Facebook do Agrupamento 3. Tema a debater no próximo ano: bullying Projeto de Recomendação: Os oceanos são o sistema de suporte de vida do nosso planeta, fornecendo 97% do habitat habitável da Terra sendo a casa de mais de 700.000 espécies. Os oceanos são vitais para a saúde humana, proporcionando empregos, diversão e comida a biliões de pessoas e metade do oxigénio que respiramos é gerado pelos nossos oceanos. Neste contexto, dada a urgência de salvar os oceanos, as nossas medidas pretendem combater este problema de forma eficaz e duradoura. TEMA EM DEBATE NA ATUAL EDIÇÃO (relevância da sua abordagem, adequação ao trabalho em contexto escolar, motivação dos alunos…) As atividades do Parlamento dos Jovens – Básico na escola Básica de Moure e Ribeira do Neiva do Agrupamento de Escolas de Moure e Ribeira do Neiva, decorreram de forma bastante satisfatória. Houve envolvência dos aluno, nomeadamente do 5º ao 7º ano, e pelo seu sentido de responsabilidade no debate de ideias acerca da temática e assertividade nos procedimentos relativos à sua participação cívica, em todas as atividades propostas. Considero que os alunos desenvolveram competências fundamentais que os podem ajudar a ser cidadãos mais preparados.Cumpriu-se, assim, a nossa contribuição para o desenvolvimento de atitudes autónomas e conscientes por parte dos alunos que participaram nestas actividades, na partilha assumida de responsabilidades.

Medida proposta 1.:

Legislar com o objetivo de reduzir o uso de plástico na Administração Pública ao mínimo possível, proibindo a venda de produtos em bares de praias cuja embalagem contenha plástico, erradicando ainda os sacos de plástico.

Medida proposta 2.:

Legislar com o objetivo de aumentar o apoio a organizações que ajudam a salvar os oceanos. Estas organizações são peças - chave na intervenção direta e consciencialização da população. Os projetos humanos são projetos coletivos em prol da humanidade e devem ser valorizados.

Medida proposta 3.:

Legislar com o objetivo de reduzir o consumo de combustíveis fósseis e a emissão de CO2 para atmosfera, apoiando deste modo a promoção da economia de energia e melhoria da eficiência energética: “economize energia, salve o meio ambiente”.