Parlamento dos Jovens - Básico


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Real Colégio de Portugal

Exposição de motivos

1- Um dos maiores problemas dos nossos oceanos é a presença de microplásticos e cotonetes que conseguem passar nos filtros das ETAR; legislação europeia recente recomendou a proibição da venda dos mesmos, mas não basta isto para travar o problema. 2- Oitenta por cento do lixo que chega ao mar tem origem em terra, sendo constituído por materiais não recicláveis tais como plásticos ou esferovite, contribuindo para o fim da vida nos oceanos. A educação está na origem do problema. 3- O lixo produzido em terra é da responsabilidade humana e acaba quase sempre no mar, com grave impacto ambiental e comprometendo a viabilidade de todas as espécies do planeta. Impedir esta situação, implica optar por um tipo de economia sustentável.

Medida proposta 1.:

Propomos a criação de mais ETAR com filtros mais eficazes, impedindo a saída para o mar de materiais como estes, e a existência de uma sobretaxa sobre produtos que contenham microplásticos.

Medida proposta 2.:

Propomos a obrigatoriedade da disciplina de Educação Ambiental em todas as escolas do país, com ações concretas de limpeza de praias, separação de lixo, programas de sensibilização ou a criação de arte urbana a partir de resíduos não recicláveis.

Medida proposta 3.:

Propomos a aplicação de uma taxa de agravamento sobre os produtos de uso único, de forma a que o consumo destes abrande e sejam criadas mais embalagens reutilizáveis e amigas do ambiente.