Parlamento dos Jovens - Básico


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Básica e Secundária de Santa Cruz

Exposição de motivos

Os oceanos têm uma grande importância ecológica, económica, política e sociocultural. São responsáveis pela regulação do clima, proporcionam alimentação, lazer, transporte e geram rendimentos. Mas será que todos conhecem a grande importância que este imenso ecossistema tem nas suas vidas? É imprescindível educar e informar a população sobre a necessidade de se preservar os oceanos. A conservação dos oceanos é uma responsabilidade de todos. “A educação é a ferramenta mais poderosa que podemos usar para mudar o mundo.” Nelson Mandela.

Medida proposta 1.:

Sensibilizar e formar cidadãos, para a protecção e respeito pelos Oceanos, através de campanhas de âmbito nacional com a colaboração do Ministério da Educação, em parceria com a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) e com personalidades públicas (desporto, música, televisão, cinema e teatro).

Medida proposta 2.:

As Autarquias, devem promover Projetos que incentivem os munícipes para a protecção e conservação do ambiente e recursos naturais, educação ambiental e a sustentabilidade ambiental.

Medida proposta 3.:

Combater o uso do plástico descartável: o Estado deve reforçar o investimento na divulgação e aplicação de Projetos para a reutilização do plástico - “Reciclagem economicamente atraente”.