Parlamento dos Jovens - Básico


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Básica 2º e 3º Ciclos de São Roque

Exposição de motivos

As nossas medidas visam o empenho e atuação conjunta das Regiões Autónomas e território continental . Pretendemos um combate eficaz em relação à negligência de todos aqueles ( cidadãos e empresas) que diariamente, por falta de cidadania, ou simples intuito lucrativo, poluem e contribuem para alterações climáticas que colocam em risco os oceanos. A realidade cruel nós constatada, por nós já testemunhada, suscitaram o debate e a criação de quatro medidas. O nosso objetivo? A luta pelo “Diz Não (!) à inércia e ao comodismo com hábitos saudáveis de vida, que salvaguardem o clima, os oceanos. Medidas por um futuro, pelas gerações futuras,…pelo Planeta.

Medida proposta 1.:

Criação de programas de sensibilização, nas escolas e na comunidade em geral, com vista à consciencialização do consumidor quanto a esta matéria, no sentido de reduzir ao máximo o uso de materiais não recicláveis, os níveis nefastos de carbono, que causam acidificação do oceano e consequente destruição das espécies.

Medida proposta 2.:

Criação de leis que fomentem a sustentabilidade e punam, de forma eficaz, a superexploração dos biomas pela atuação negligente e lucrativa de empresas.

Medida proposta 3.:

Construção de barreiras, filtros de retenção de lixo nas zonas costeiras de modo a evitar as toneladas de poluentes lançados ao mar, bem como a medição dos índices de poluição atmosférica e interdição de circulação de viaturas poluentes nas cidades.