Parlamento dos Jovens - Básico


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Básica Gonçalo Nunes, Arcozelo, Barcelos

Exposição de motivos

Preocupação com o excesso de lixo plástico nos oceanos, consequentes alterações dos eco-sistemas e prejuízo para as espécies marinhas, algumas delas já em risco de extinção. Preocupação com os níveis de poluição da atmosfera em termos de aquecimento global, consequente degelo da calote polar, subida dos níveis e sobreaquecimento das águas dos oceanos e respetivas consequências para todas as espécies marinhas e, em última análise, para todas as espécies do Planeta, incluindo o próprio Homem.

Medida proposta 1.:

Diminuição do lixo plástico através de: eliminação das embalagens, louças de plástico, palhinhas, etc. nas escolas e sua substituição por materiais recicláveis e outras opções não poluentes, tais como a colocação de bebedouros nas escolas e espaços públicos; colocação de mais ecopontos nas escolas e espaços públicos; colocação de redes-filtro nos esgotos.

Medida proposta 2.:

Criação de grupos de limpeza das praias com o objetivo de evitar que o lixo vá parar ao oceano e, ao mesmo tempo, combater o desemprego; ou através do incentivo a movimentos associativos criados para o efeito; ou como forma de trabalho remunerado para ocupar pessoas detidas.

Medida proposta 3.:

Implementação de uma rede pública de autocarros escolares elétricos ou movidos a hidrogénio, que pudessem beneficiar todos os alunos e mesmo professores, evitando desta forma a poluição provocada pelo excesso de utilização de viaturas individuais.