Parlamento dos Jovens - Básico


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Básica Soeiro Pereira Gomes, Alhandra, Vila Franca de Xira

Exposição de motivos

O Tema suscitou, desde logo, uma elevada motivação nosw alunos dos diferentes anos de escolaridade, como fica evidenciado na heterogeneidade de anos de escolaridade/idades dos alunos participantes. Foram feitas diversas reuniões/debates, sempre muito participados, com enorme entusiasmo e envolvimento. As medidas apresentadas pelas diferentes listas também evidenciaram essa heterogeneidade, surgindo medidas que recaíam sobre a questão dos plásticos - uma questão sobre a qual todos manifestaram grande preocupação -, o problema da perda da biodiversidade, quer devido às alterações climáticas e aos poluentes que alteram os habitats marinhos, quer pelas sobrepesca/sobreexploração dos recursos. Todas estas preocupações foram amplamente debatidas... ... porém, a Medida vencedora - constituição de um Programa de Voluntariado em que as Escolas/Alunos possam participar/colaborar ativamente na limpeza de praias - evidencia a vontade e motivação que estes alunos sentem em dar o seu contributo e disponibilizar-se para "fazer parte da solução". É esta vontade que se vê também presentye na terceira medida que elegeram - intensificação das Campanhas de Sensibilização; apesar de parecer algo que já se faz... consideram que não é suficiente, acreditam que ainda há um grande desconhecimento da verdadeira dimensão e gravidade dos problemas que afetam os Oceanos; vários deputados eleitos se disponibilizavam, mesmo, a participar nestas campanhas. O apelo à construção de mais ETARs "justifica-se" a si próprio, uma vez que, como referem, as descargas de esgotos domésticos e industriais não tratados tem sido identificada como uma das maiores fontes de poluição dos ambientes marinhos.

Medida proposta 1.:

Estabelecer um acordo/parceria entre o Ministério de Educação, as Escolas e os Municípios para a criação de um Programa de Voluntariado Jovem que leve os jovens do 2º e 3º ciclo e secundário, nos meses de junho/julho e setembro, às praias mais próximas das suas escolas, para procederem à limpeza dessas praias. Os jovens inscrever-se-iam neste Programa e seriam acompanhados por professores, também voluntários, que seriam destacados para esse acompanhamento.

Medida proposta 2.:

Criação de um maior número de Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR): adotar políticas que conduzam ao tratamento da totalidade das águas residuais, quer urbanas quer da indústria, uma vez que as descargas de esgotos domésticos e industriais não tratados tem sido identificada como uma das maiores fontes de poluição dos ambientes marinhos.

Medida proposta 3.:

Intensificar as Campanhas de divulgação e sensibilização para os problemas dos oceanos, de modo a que a mensagem seja mais difundida - nas escolas e nos meios de comunicação, em eventos desportivos e culturais (ex. jogos de futebol, concertos, ...) e haja uma maior consciencialização - e de um maior número de pessoas - para a gravidade de um problema que, na verdade, não é um problema dos oceanos, mas sim de todos nós.