Parlamento dos Jovens - Básico


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Básica Infanta D.Mafalda, Rio Tinto, Gondomar

Exposição de motivos

O Homem é um ser dotado de inteligência e, enquanto tal, capaz de usar as suas faculdades para benefício próprio, inventando, descobrindo e aperfeiçoando tudo aquilo que lhe poderá proporcionar uma vida mais cómoda. Contudo, esta grande capacidade, que o distingue dos demais seres vivos, também pode constituir, eventualmente, uma das maiores ameaças à sua sobrevivência. A descoberta do petróleo e o desenvolvimento da tecnologia levaram ao aparecimento do plástico, no início do século XX. Matéria facilmente moldável, leve e de inúmeras aplicações, ele passou a ser o material mais utilizado pelo Homem no seu quotidiano. São, no entanto, a sua resistência e durabilidade os piores inimigos dos seres vivos e do Planeta: não sendo o plástico uma matéria biodegradável, a sua acumulação em lixeiras e aterros acaba por ir parar aos oceanos. De acordo com Elisabeth Royte, num artigo publicado no “site” da National Geographic (https://nationalgeographic.sapo.pt/ciencia/actualidade/1853-plastico-uma-ameaca-para-nos - consultado a 23/01/2019) “todos os anos, 5 a 12 milhões de toneladas fluem até aos oceanos”. A decomposição em partículas microscópicas pela ação da luz solar, do calor, do vento e das ondas acaba por afetar os seres vivos, que ingerem estes microplásticos os quais, rapidamente, passam a fazer parte da cadeia alimentar da qual nós, seres humanos, também fazemos parte. A realidade é deveras preocupante e cabe-nos a árdua tarefa de garantir o futuro do Homem, dos seres vivos, dos oceanos, do Planeta. No âmbito do tema proposto,foram organizados debates entre as turmas envolvidas no projeto nos dias 6 e 10 de dezembro de 2018, entre as 17.30 e as 18.30 no Auditório da Escola, com um total aproximado de 80 alunos.Foi ainda organizado um debate alargado, com a presença do Sr. Deputado, Dr. Paulo Rios, no dia 7 de janeiro de 2019, pelas 10h, no Auditório da Escola, com a participação das quatro turmas, com um total aproximado de 80 alunos.

Medida proposta 1.:

Sensibilização das Escolas em parceria com entidades nas áreas da proteção ambiental, para se realizarem atividades de acordo com a localização geográfica e a faixa etária do público-alvo.

Medida proposta 2.:

Redução da pegada ecológica. Proibição do fabrico e venda de produtos que contenham microplásticos prejudiciais ao oceano e à cadeia alimentar.

Medida proposta 3.:

Adoção da Box It. A Box It, consiste numa caixa de plástico reutilizável, para colocação de resíduos recicláveis e que também permite quantificar os resíduos produzidos por um núcleo familiar.