Parlamento dos Jovens - Básico


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Colégio Miramar

Exposição de motivos

Recentemente a população mundial tem sido alertada para a problemática da poluição dos oceanos, nomeadamente devido ao uso e desperdício crescente de materiais, principalmente produzidos a partir do plástico. Esta preocupação levou-nos a refletir a nível do que poderia ser feito no nosso país para contrariar esta tendência, o que nos leva a apresentar três medidas que julgamos serem cruciais para combate deste flagelo, uma a nível da diminuição de uso do plástico, visto este ser um dos principais elementos poluentes que se encontra nos oceanos, outra no que diz respeito à destruição dos ecossistemas marinhos, e por fim, uma que se refere à diminuição da produção de lixo que afeta o sistema de esgotos.

Medida proposta 1.:

Proibir a compra e venda de bens materiais produzidos a partir de seres vivos marinhos, os quais prejudicam o ecossistema marinho e o seu funcionamento. Por exemplo, deverá ser proibida a venda de comprimidos feitos a partir de tubarão, sempre que a pesca do mesmo interfira com o equilíbrio do ecossistema.

Medida proposta 2.:

Colocação de contentores próprios para restos de comida nas escolas e restaurantes, utilizando os mesmos para fazer adubos naturais, evitando deste modo que tanto desperdício seja enviado para os esgotos e, consequentemente chegue ao mar, contribuindo para o aumento da poluição deste.

Medida proposta 3.:

Proibição da disponibilização, por parte dos comerciantes, de sacos de plástico, sob pena de multa, substituindo os mesmos por alternativas, tais como sacos de papel ou de pano. No entanto, deverá ser imposto um período de adaptação até à entrada em vigor desta medida, por exemplo, de um ano.