Parlamento dos Jovens - Básico


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Básica Virgínia Moura, Moreira de Cónegos, Guimarães

Exposição de motivos

Os alunos da Virgínia de Moura devem participar neste Projeto por: Ser um projeto ambicioso; A Escola, sobretudo os alunos, estar habituada a grandes Projetos; Os alunos terem mostrado interesse na participação ativa nos assuntos que envolvem a sociedade atual; E ser um exercício de Cidadania. Falar de Parlamento de Jovens na Escola Virgínia de Moura é falar em participação ativa, empenhada e interessada. Com efeito, os alunos participantes, desde o início que se mostraram interessados neste projeto que é de todos nós. De todo o processo que envolve o Projeto Parlamento de Jovens, devo salientar que o que mais cativou os candidatos a jovens deputados foi, de facto, o participar na Assembleia da Sessão Escolar. A seriedade com que o fizeram, o empenho em contestar medidas, ou em propor a junção de duas medidas semelhantes numa só, ou o debate renhido entre os Jovens Deputados foram cruciais para a escolha das três medidas definitivas.

Medida proposta 1.:

Caminhadas por parques protegidos com o intuito de sensibilizar as pessoas a protegerem a Natureza e os Oceanos, utilizando as redes sociais e cartazes como meios de divulgação. Para a Caminhada será usado um saco de pano, reutilizável com as medidas de prevenção dos Oceanos estampadas. No final das Caminhadas haverá uma feira, com troca de produtos (biológicos), O dinheiro angariado será revertido a favor dos Parques Naturais e de Instituições de Solidariedade.

Medida proposta 2.:

Ir a Creches, Infantários e Escolas do 1º Ciclo, organizar experiências com água potável e água poluída; fazer visitas de estudo a praias com o intuito de recolher lixo e, no fim, com atividades diversas de lazer.

Medida proposta 3.:

Criar navios movidos a água, com painéis solares e tratamento de águas poluídas. Colocar ventoinhas no topo dos barcos e painéis solares para a produção de energia.