Parlamento dos Jovens - Básico


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Básica João Pedro de Andrade, Ponte de Sôr

Exposição de motivos

Todos os projetos têm uma base comum que é a sensibilização. Por esse motivo, nas garrafas os slogans devem ser “fortes”, tal como as imagens dos cartazes na praia, deixando as pessoas a refletir. Assim tomam consciência plena que não vivemos isolados e uma má atitude de uma pessoa apenas vai afetar a globalidade, as florestas, os oceanos, os seres vivos…. A nível do município, a ideia de as famílias poderem reduzir a sua fatura da água leva a um maior envolvimento pois vêm resultados concretos das suas ações. Sendo assim mais fácil divulgar e consolidar a informação que urge mudar de atitude para bem do Planeta. As palavras chave das nossas propostas são Consciencialização ambiental pela dos atos de cada pessoa, Harmonia com o planeta e adotar uma atitude de consumo sustentável.

Medida proposta 1.:

Alertar para a reciclagem, através da colocação nos rótulos das garrafas de plástico de slogans apelativos que incentivem à reutilização. A colocação de frases apelativas e/ou imagens chocantes das consequências negativas que o plástico pode trazer para a vida marinha e sensibilizar as pessoas a mudarem de atitude antes de deitarem as garrafas no lixo ou até mesmo na água. A reutilização destas seria uma boa sugestão.

Medida proposta 2.:

Criar um site no município, onde cada munícipe mediante o peso de lixo reciclável entregue no aterro teria benefícios na fatura da água consoante o peso acumulado. Esta medida seria uma forma de incentivar a reciclagem e evitar que o micro-plástico se encontra cada vez mais nas nossas praias. Cada munícipe pode deslocar-se ao aterro da sua área de residência para pesar o lixo reciclável, este peso seria acumulado e no final do mês teria um desconto na fatura da água de acordo com o que entregou.

Medida proposta 3.:

Sensibilizar as pessoas nas praias com cartazes alusivos à não poluição com um mapa da zona indicando os locais onde colocar/reciclar o lixo, incentivando também à participação em campanhas de limpeza das praias. Uma forma de sensibilizar as pessoas para este problema seria ilustrar com imagens o mapa com o estado em que o nosso planeta está a ficar pela quantidade de lixo acumulado no mar que mata os seres vivos que dele dependem diretamente e também a nós que necessitamos dele para viver.