Parlamento dos Jovens - Básico


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Básica D. João II, Caldas da Rainha

Exposição de motivos

Está na ordem do dia, o alerta às alterações climáticas e consequentemente à poluição dos oceanos, sabendo que 80 porcento do lixo que está a poluir os oceanos é o plástico, é urgente sensibilizar para a mudança de mentalidades relativamente ao consumismo desenfreado e à substituição do plástico por alternativas mais ecológicas. A mudança de mentalidades deve começar na escola e com as crianças desde o ensino pré-escolar, utilizando medidas inovadoras e estruturadas que, na nossa opinião, devem tentar mudar a forma como as pessoas pensam acerca deste assunto. Uma forma de combater este problema, redução do plástico na escola, seria através de implementação de filtros nas torneiras da escola para que os alunos pudessem usufruir de água potável sem que fosse necessário a compra de garrafas de água em plástico no bar. Complementando esta medida com a recolha de lixo para elaborar esculturas marinhas a serem colocadas em espaços públicos com o intuito de sensibilizar a opinião pública para a redução de plástico. Por último, a implementação de um “Cartão contra plástico”, para cada aluno, no qual se acumulam pontos pela troca de materiais de plásticos. Os cartões completos serão trocados inicialmente por cantis e seguidamente por alimentos saudáveis.

Medida proposta 1.:

Sensibilização para a reciclagem e para a preservação dos oceanos com a recolha mensal de lixo, nomeadamente plástico, pelos alunos da escola, para posterior elaboração de esculturas de animais marinhos, nas aulas de educação visual. As esculturas seriam legendadas e colocadas em locais públicos, junto ao comércio local.

Medida proposta 2.:

Colocação de filtros nas torneiras das escolas, tornando a água potável e fazendo com que o uso de garrafas de plástico diminua. Assim os alunos usariam o seu cantil que seria patrocinado pelo comércio local.

Medida proposta 3.:

Cartão contra plástico – cada aluno receberá, no inicio do ano, um cartão onde poderá acumular pontos em troca de garrafas de garrafas de plástico entregues. Quando o aluno completar o cartão poderá receber um cantil e em próximos cartões poderão adquirir em troca, algo essencial para a sua alimentação.