Parlamento dos Jovens - Básico


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, Caldas da Rainha

Exposição de motivos

O tema proposto para este ano é extremamente relevante, abrangente, muito apelativo e atrativo para todos os envolvidos. A Escola, ao não ter obtido qualquer resposta por parte do Parlamento para a vinda de um deputado, convidou a dra. Carla Pacheco, membro das ONG (GEOTA e associação PATO, formadora no Centro Educativo de Paúl de Tornada, que promoveu, dia 18 de janeiro duas sessões de sensibilização ambiental que envolveram turmas de 9º e 7º e 10º anos, num total aproximado de 250 alunos. Nesta ação de sensibilização foram tratados os temas propostos para debate (Oceanos e Aquecimento Global, tendo os presentes participativos e interessados. O impacto foi muito positivo e foram dadas informações que os alunos até à data referem como importantes (por exemplo, a importância de não deitar cabelos na sanita; o cuidado na preservação das espécies que podem afetar todo um ciclo de reprodução, a questão do excesso de plástico e a necessidade da sua redução. Sensibilizados por estas ações, os alunos e professores realizarão visitas de estudo ao Paúl de Tornada e participarão no "Coastwatch - Litoral, Património Natural", uma saída de campo para recolha de dados sobre a Biodiversidade, a Zonação Costeira, Resíduos. Os temas a serem tratados no próximo ano deverão manter este registo atrativo e de interesse global, nomeadamente: direitos humanos; estilos de vida saudáveis (alimentação, sustentabilidade, opções por alimentação vegetariana); sexualidade (adoção por parte de casais do mesmo sexo).

Medida proposta 1.:

Criação de uma zona protegida na Foz do Arelho, ou seja, legislação que regule e proteja a lagoa de Óbidos e a sua ligação à praia da Foz.

Medida proposta 2.:

Criação de uma carrinha de "Plástico Vai e Vem" para promover a recolha de plástico em zonas rurais onde sejam quase inexistentes os ecopontos, com a colaboração de ações de sensibilização para as povoações em parceria com as juntas de freguesia.

Medida proposta 3.:

Redução do uso de plástico nas Escolas, através da colocação de garrafas de vidro na sala de professores e garrafões de 5 litros para os alunos encherem as suas garrafas.