Parlamento dos Jovens - Básico


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Básica D. Martim Fernandes, Albufeira

Exposição de motivos

Os deputados presentes na sessão Escolar entenderam que em face do enorme aumento de poluição dos oceanos que se verificou nas últimas décadas, pois o oceano funcionou como o balde do lixo da humanidade, e por se verificar as grandes quantidades de plástico que existem nos oceanos, tendo inclusive micropartículas de plástico entrado na cadeia alimentar, os deputados julgam que é urgente tomar medidas drásticas para a preservação dos Oceanos, assim para mudar esta situação propõem as seguintes medidas.

Medida proposta 1.:

Declarar determinados habitats marítimos como áreas de proteção de espécies marinhas em risco, podendo assim proteger essas espécies que se encontram em vias de extinção, ou que sejam capturadas evitando a extinção em massa dessas espécies. Preservar as áreas litorais não contaminado com os resíduos urbanos acabando assim com as grandes extensões de plástico nos oceanos que atualmente formam ilhas maiores do que Portugal.

Medida proposta 2.:

Financiar a construção de barcos/máquinas que consigam “despoluir os oceanos”, pois isso seria uma mais valia para a limpeza dos oceanos/ Conseguir arranjar soluções para limpar o lixo dos oceanos. Substituir a utilização de energias convencionais (poluentes) por energias limpas, agindo assim para que se consiga preservar os oceanos e toda a vida marinha.

Medida proposta 3.:

Investir fortemente na educação e formação dos jovens e da população em geral, para que se consiga num futuro muito próximo que a reciclagem do lixo seja realizada pela maioria da população.