Parlamento dos Jovens - Básico


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Básica e Secundária de Celorico de Basto

Exposição de motivos

No dia 22 de janeiro ocorreu a apresentação das listas e das respetivas propostas de casa lista, segui-se um debate sobre as propostas apresentadas. Neste debate participaram todos os membros das listas e as respetivas turmas que integram. Assistiu também a turma do 9ªB. No total assistiram aproximadamente 108 alunos. Deu-se início à campanha eleitoral. No dia 25 decorreu o ato eleitoral. No dia 28 de janeiro, da parte da manhã, decorreu um debate com a presença do Senhor Deputado Eng. Joaquim Barreto,Dra. Eduarda Alves Diretora do Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto, Dra. Maria José Marinho em representação da Câmara Municipal de Celorico de Basto, e da Dra. Maria José Santos representante da Associação de Pais, no qual estiveram presentes todos os integrantes das diferentes listas e respetivas turmas do ensino básico e secundário deste Agrupamento. No qual tiveram a possibilidade de colocar várias questões que viram esclarecidas. Neste debate participaram aproximadamente 200 alunos. Foram ainda realizados dois debates em cada uma das escolas do agrupamento. Na Sessão Escolar que decorreu no dia 28 de janeiro, da parte da tarde, os eleitos de cada lista debateram de forma calorosa as várias medidas apresentadas. Após uma reflexão sugeriram que gostariam que no próximo ano fosse debatido o seguinte tema: Proteção da vida animal em vias de extinção.

Medida proposta 1.:

Formação de equipas voluntárias, alunos do Agrupamento em colaboração com a Câmara Municipal de Celorico de Basto, para efetuarem, durante a época de primavera/verão limpezas junto às praias fluviais e a parques de lazer.

Medida proposta 2.:

Promoção de campanhas a nível local e nacional para sensibilizar a prática de pesca sustentável alertando para a diminuição do consumo de espécies ameaçadas.

Medida proposta 3.:

Promoção de campanhas e projetos de interação entre escolas do litoral e do interior para desenvolver um conhecimento mais alargado sobre o mar e espécies marinhas e das zonas fluviais e florestais.