Parlamento dos Jovens - Básico


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Básica da Mota, Celorico de Basto

Exposição de motivos

Participaram na atividade os cerca de 180 alunos do Ensino Básico, tendo concorrido às eleições uma lista conjunta dos alunos das turmas de 9ºano. A Campanha eleitoral e ato eleitoral propriamente dito decorreram com tranquilidade e com um elevado nível de participação. OS alunos da lista foram a todas as turmas das escola apresentando a sua candidatura e a temática que em causa, motivando e explicando aos colegas o essencial, e a importância da participação na atividade. No dia 28 de janeiro realizou-se um debate a nivel de Agrupamento que contou com a presença do Sr. Deputado Engenheiro Barreto, na qual estiveram presentes a Diretora do Agrupamento, representante da Câmara Municipal, e os alunos das várias listas concorrentes ao Parlamento dos Jovens do Agrupamento, quer do ensino Básico, quer do Ensino Secundário.Foi uma debate muito produtivo no qual os alunos intervieram colocando questões. A sessão escolar também foi pautada por um elevado nível de participação e discussão, tendo os deputados presentes chegado a acordo em relação às propostas que devem representar a Escola na sessão distrital em Braga, e os nomes dos deputados que irão defender essas propostas e participar na seleção da mesa para a sessão distrital.

Medida proposta 1.:

Construção de viveiros para criação de espécies marinhas, prática da Aquacultura, procurando uma produção sutentável.

Medida proposta 2.:

Promoção de ações de sensibilização para a prevenção da poluição, com o intuito de criarem ecopontos, promovendo comportamentos acertivos e incentivando à prática da reciclagem.

Medida proposta 3.:

Evitar o uso de materiais plásticos e substâncias similares, promovendo o uso de outro tipo de materiais que possam ter a mesma função atribuída ao plástico.