Parlamento dos Jovens - Básico


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Secundária João de Deus, Faro

Exposição de motivos

As alterações climáticas são inegáveis e, como confirma a UNESCO, “A importância do mar para a mudança climática global não pode ser subestimada. O oceano regula o nosso clima e capta quase todas as nossas emissões de carbono. Causada pelo aumento de gases de efeito estufa, a poluição costeira, pesca excessiva, o desenvolvimento costeiro ou aumento da pressão populacional, o oceano, as costas litorais e os ecossistemas marinhos estão também eles a passar por grandes mudanças.”(1) Desta forma, parece-nos imperiosa uma intervenção no sentido de inverter a situação problemática que o próprio Homem fez despoletar. Surgem, neste contexto, as nossas propostas no sentido de reduzir o impacto ambiental da vida humana e preservar o equilíbrio climático e os oceanos. (1) www.unescoportugal.mne.pt/pt/temas/um-planeta-um-oceano/alteracoes-climaticas

Medida proposta 1.:

- Desenvolver transportes públicos movidos a energias renováveis e não poluentes, gratuitos e eficazes, nas cidades.

Medida proposta 2.:

- Restringir ao máximo o uso de plástico e o seu efeito através da proibição da comercialização de plásticos descartáveis e não reutilizáveis nas superfícies comerciais, acrescentando ao preço de garrafas de plástico uma tara de valor significativo, recuperável em pontos de reciclagem acessíveis à população e implementando constantes campanhas de limpeza da costa marítima e outros espaços.

Medida proposta 3.:

- Estabelecer taxas de IVA muito reduzidas para produtos resultantes de um modo de produção com utilização de energias renováveis não poluentes e agravar o mesmo imposto nos produtos resultantes de utilização de energias altamente poluentes (combustíveis fósseis - carvão mineral e vegetal, energia nuclear, petróleo e gás natural.)