Parlamento dos Jovens - Básico


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Colégio de Laura Vicuña

Exposição de motivos

As medidas propostas a eleição, tal como o projeto de recomendação trabalhado e aprovado em Sessão Escolar (23-01-2019), tiveram particular atenção ao facto de o plástico, tão necessário à vida contemporânea (veja-se a sua aplicação na área agroalimentar e da saúde), ser de momento uma ameaça mortal aos oceanos, à vida marinha, e, por consequência, à própria vida humana.

Medida proposta 1.:

De forma a reduzir a carga poluente e preservar os ecossistemas, incentivar em Portugal a produção e uso de materiais reutilizáveis e ecológicos baixando os impostos às empresas que os produzem e distribuem.

Medida proposta 2.:

No prazo de 2 anos, substituir progressivamente, nas escolas públicas e privadas, as garrafas de água de plástico por cantis aí adquiridos ou alugados, reabastecíveis em pontos estratégicos do espaço escolar.

Medida proposta 3.:

Substituir, em espaços de consumo, por exemplo restaurantes e cafés, as palhinhas de plástico por palhinhas de bambu ou metal, garantindo um processo de higienização/reutulização semelhante ao de talheres e loiças.