Parlamento dos Jovens - Básico


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Secundária Tomás Cabreira, Faro

Exposição de motivos

Entende-se a pertinência do tema face à sustentabilidade do planeta e à urgência no cumprimento das metas assumidas no Acordo de Paris e que implica a sensibilização de todos. No entanto, o subtema "salvar os oceanos" limitou esta questão à acidificação dos oceanos e à redução dos transportes marítimos, assuntos complexos, difíceis de trabalhar com alunos do ensino básico. Assim sendo, o trabalho desenvolvido com e pelos alunos norteou-se em função do objetivo principal de diminuir as emissões de C02, para atenuar os efeitos das alterações climáticas e dessa forma também salvar os oceanos. Ao longo de todo o processo as propostas desenvolvidas foram partilhadas pelos nossos sessenta candidatos, que por sua vez foram colaboradores em todas as fases do processo eleitoral, desenvolvendo competências que contribuirão para que se tornem cidadãos ativos nas comunidades onde se inserem.

Medida proposta 1.:

Investimento nas energias renováveis em Portugal, direcionando o investimento para as formas de obter energia mais adequadas às condições geográficas e climáticas do país (solar, geotérmica,eólica,ondas,etc.)

Medida proposta 2.:

Extensão das redes ciclovias e de transporte público, incentivando a sua utilização por parte da população, e implementação gradual das energias alternativas nos transportes, designadamente a motricidade elétrica, através de políticas fiscais mais favoráveis a este tipo de meio de locomoção.

Medida proposta 3.:

Incentivo ao consumo de produto alimentar nacional/regional, com o objetivo de diminuir a poluição proveniente do transporte de mercadorias importadas de grandes distâncias e gradualmente edificar estufas verticais de forma a contribuir para um melhor aproveitamento de áreas para repovoamento florestal, uma vez que as florestas são excelentes formas de fixação de carbono atmosférico.