Parlamento dos Jovens - Básico


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Básica D. Dinis, Quarteira, Loulé

Exposição de motivos

A escola organizou alguns debates por turma. Posteriormente, procedeu à realização de um debate com a participação da senhora deputada Jamila Madeira no dia 7 de janeiro. Neste último, apenas participaram os alunos dos 9.º anos uma vez que o projeto Parlamento dos Jovens, este ano letivo, foi direcionado para os mesmos por opção da escola. Na sessão escolar, os deputados eleitos propuseram o tema "Orientação Sexual" para ser debatido no próximo ano.

Medida proposta 1.:

Diminuir a distribuição dos sacos de plásticos, através de medidas, tais como: aumentar a distribuição de sacos de papel por lojas e espaços de grandes superfícies; reutilizar as caixas de cartão já usadas nas lojas e armazéns; promover o uso de sacos de pano, baixando os preços dos mesmos.

Medida proposta 2.:

Incentivar a recolha de lixo nas praias através de atividades a realizar nas escolas, nas empresas, nas prisões (em troca de horas de visita e de outros privilégios), nas casas de correção, bem como incentivar o voluntariado organizado pelas câmaras municipais.

Medida proposta 3.:

Proteger as espécies marinhas através de barreiras flutuantes colocadas em barcos,implementando novas regras (mais firmes), proibindo a pesca no período do defeso e criando reservas de modo a garantir a sustentabilidade dos recursos naturais. Além disso, propõe-se a aplicação de multas mais severas aos pescadores/empresários e uma maior vigilância costeira.