Parlamento dos Jovens - Básico


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Básica e Secundária de São Martinho do Porto, Alcobaça

Exposição de motivos

Os alunos do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas de São Martinho do Porto manifestaram a sua preocupação com os problemas que afetam os oceanos, devido ao aquecimento global e também aos efeitos devastadores da poluição. As listas F, J e M, evidenciaram de forma muito clara a urgência em salvar os oceanos, todas as espécies marítimas e a biodiversidade na área costeira, de forma a preservar a qualidade de vida da fauna, flora e das populações do mundo. “Pensar globalmente, agir localmente” conduziu os alunos diretamente envolvidos, à reflexão, estudo e apresentação de propostas exequíveis, quer para a promoção de uma educação ambiental, quer para o investimento na política ambiental, quer para a concretização de medidas de reutilização (plástico, borracha, redes, vidros e tecidos, que proliferam nos oceanos). Estudaram as causas naturais (vulcanismo e emissão de gases do efeito de estufa) e humanas (libertação de dióxido de carbono pelas fábricas, desflorestação e chuvas ácidas) do aquecimento global e suas consequências: diminuição das calotes polares, aumento dos níveis médios das águas dos oceanos, diminuição da biodiversidade vegetal, aumento de doenças associadas a ondas de calor, bem como menor quantidade e qualidade de água potável. Os alunos centraram a sua atenção em torno de três questões: Como podem as políticas nacionais incentivar à diminuição das emissões de gases com efeito de estufa? Será suficiente uma atuação nacional? De que forma pode cada um de nós contribuir para fazer face a este fenómeno e reverter o aquecimento global? 1.Utilização de filtros nas chaminés em todas as fábricas para fazer diminuir a libertação de gases, o que dificultará a captação de infravermelhos que poderiam vir a ser radiados numa onda de energia mais forte que a radiação solar pelos gases, aquecendo muito mais a superfície terrestre. 2.Promover uma política ambiental que tenha por base o investimento na reciclagem do plástico, da borracha e dos tecidos encontrados nos oceanos; propor a aquisição de uma máquina designada Seabin para captura do plástico; implementar também medidas para reduzir o consumo de garrafas de plástico, a começar no bar da escola; implementar práticas “amigas do ambiente” e sustentáveis que promovam a reutilização de materiais descartáveis (tecidos, plásticos, sapatos, entre outros) de forma a reduzir a poluição das fábricas. Com esta medida propõe-se salvaguardar a biodiversidade marinha e a qualidade da água dos oceanos. 3. Promover uma educação ambiental que tenha por base as seguintes ações: -realizar ações de sensibilização junto dos alunos para que cresçam com alguma preocupação com o planeta e tentem evitar erros cometidos pelas gerações mais antigas; - limpeza das praias em todas as escolas localizadas junto ao mar, a começar pela praia de São Martinho do Porto, fazendo-se um escalonamento de serviço de limpeza pelo 1º ciclo, 2º e 3º ciclo e secundário.

Medida proposta 1.:

1.Utilização de filtros nas chaminés em todas as fábricas para fazer diminuir a libertação de gases, o que dificultará a captação de infravermelhos que poderiam vir a ser radiados numa onda de energia mais forte que a radiação solar pelos gases, aquecendo muito mais a superfície terrestre.

Medida proposta 2.:

2.Promover uma política ambiental que tenha por base o investimento na reciclagem do plástico, da borracha e dos tecidos encontrados nos oceanos; propor a aquisição de uma máquina designada Seabin para captura do plástico; implementar também medidas para reduzir o consumo de garrafas de plástico, a começar no bar da escola; implementar práticas “amigas do ambiente” e sustentáveis. Com esta medida propõe-se salvaguardar a biodiversidade marinha e a qualidade da água dos oceanos.

Medida proposta 3.:

3. Promover uma educação ambiental que tenha por base as seguintes ações: -sensibilização junto dos alunos para que cresçam com alguma preocupação com o planeta e tentem evitar erros cometidos pelas gerações mais antigas; - limpeza das praias em todas as escolas localizadas junto ao mar, fazendo-se um escalonamento de serviço de limpeza pelo 1º ciclo, 2º e 3º ciclo e secundário.