Parlamento dos Jovens - Básico


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Básica n.º 2 de Manteigas

Exposição de motivos

Vivem hoje cerca 6,5 mil milhões de pessoas no planeta. Usamos de tal forma os seus recursos e provocamos tanta poluição, que a saúde dos oceanos corre sério perigo. Muitas populações de peixes foram varridas pela pesca excessiva e algumas espécies podem em breve extinguir-se. Outras formas de vida marinha estão a ser envenenadas por químicos e petróleo na água, apanhadas em equipamento de pesca ou mortas por lixo depositado no mar. Os Habitats costeiros estão a ser destruídos, e os recifes de coral morrem à medida que a água aquece devido às alterações climáticas. Temos de parar e tentar reparar os danos antes que seja demasiada tarde.

Medida proposta 1.:

Haver maior controlo dos barcos de bandeira portuguesa, por parte da polícia marítima, para evitar o consumo de combustíveis muito poluentes.

Medida proposta 2.:

Criar/alterar a legislação de forma a beneficiar com incentivos fiscais todas as associações de limpeza dos rios e oceanos.

Medida proposta 3.:

Aplicar coimas mais pesadas para empresas e fábricas que ultrapassem os limites de poluição, situadas junto a rios e oceanos, podendo mesmo ser encerradas.