Parlamento dos Jovens - Básico


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

ES da Ribeira Grande

Exposição de motivos

Primeira medida - Com o objetivo de promover junto da comunidade, onde a escola se insere, a mudança de atitudes e comportamentos face ao ambiente. Segunda medida - No ano de 2018, segundo a Associação Portuguesa de Festivais de Música, ocorreram no nosso país 311 eventos e muitos deles aconteceram em zona de costa ou próximo de cursos de água. Assim, sabendo que 43% do lixo marinho que polui os oceanos é composto por plástico descartável que produz impactes negativos nos ecossistemas, na biodiversidade e na saúde humana, é uma medida que minimizará o problema. Até porque todos os plásticos descartáveis podem ser substituídos por outros materiais biodegradáveis. Terceira medida - Permite reduzir a produção de plástico, vidro e metal, e ao mesmo tempo reutilizar objetos independentemente do material de que são feitos. Poupando ainda recursos e energia necessários para a sua produção.

Medida proposta 1.:

Incluir na área curricular não disciplinar de Cidadania - 10% das aulas - para ações de voluntariado e sensibilização ambiental junto da comunidade onde a escola se insere.

Medida proposta 2.:

Proibir o uso de plásticos descartáveis em todos os festivais/eventos culturais (independentemente do número de pessoas concentradas).

Medida proposta 3.:

Obrigar as grandes superfícies comerciais e mercados locais a vender produtos em avulso, permitindo que cada cliente reutilize os seus recipientes/embalagens para os acondicionar/transportar. A superfície comercial e mercado local podem ainda disponibilizar, à unidade, embalagens reutilizáveis para estes produtos.